:: Pereira quer melhorias para Morro Redondo ::

No final de janeiro deste ano, 2,6 mil habitantes de Morro Redondo ficaram sem energia elétrica devido à enxurrada que afligiu a Zona Sul do Estado. O município foi um dos mais atingidos e a CEEE contabiliza um prejuízo de mais de R$ 1 milhão, entre despesas com material de reposição, mão de obra e energia não faturada. Quase 90 dias depois, os efeitos da chuva ainda são bem vivos na cidade.

Para tentar levar melhorias definitivas na rede elétrica municipal que o deputado estadual Pedro Pereira (PSDB) se reuniu com o gerente regional da CEEE, Manoel Brito, solicitando a construção de uma segunda rede de alimentação para Morro redondo, a partir da subestação de Canguçu. Segundo o parlamentar, uma nova rede no município, que hoje é alimentado apenas por Pelotas, evitaria que a população ficasse 72 horas sem luz quando da ocasião da enxurrada. "Nosso objetivo é fazer com que as coisas voltem à normalidade e, também, queremos estabelecer políticas preventivas para evitar novas avarias nos serviços necessários ao funcionamento pleno do município", disse Pedro Pereira.

O representante da CEEE garantiu que a empresa é parceira dessas iniciativas e destacou que, em breve, a nova rede elétrica já deve ter suas obras iniciadas e que isto será prioridade para a regional da CEEE. "Infelizmente, durante a enxurrada, tivemos nossas redes parcialmente destruídas e essa reconstrução exigiu muito tempo, sobretudo pela questão de acesso à área. Essa nova estrutura vai, com certeza colaborar para evitar novos transtornos desse tipo", afirmou Brito.

:: Coffy reforça compromisso com Venâncio Aires ::

O deputado estadual Coffy Rodrigues recebeu a visita do presidente municipal do PSDB de Venâncio Aires e Diretor do IGTF, Leandro Haag. Na oportunidade, conversaram sobre demandas do município junto ao Governo do Estado.

Haag agradeceu o empenho do Deputado junto a Secretaria de Segurança Pública, para realização da audiência pública no município no mês passado, bem como os contatos realizados com o Comandante Geral da Brigada, para o reforço imediato do efetivo, já atendido. Neste sentido, Leandro solicitou ao deputado uma audiência com o Chefe da Polícia Civil, para tratar sobre o reforço no efetivo e pedido de uma nova viatura para a corporação, reiterando o encaminhamento já feito por ofício pelo deputado.

Coffy informou na oportunidade, que além da audiência com o chefe da Polícia Civil, esta agendando também uma audiência com a Governadora Yeda Crusius, para tratar de uma importante obra para o município, que vem trabalhando em conjunto com Haag desde o início do governo. “Estamos atentos e trabalhando para corresponder positivamente aos anseios da Capital do Chimarrão, buscando atender da melhor maneira possível as demandas apresentadas pelo Diretor Leandro Haag”, assegurou o deputado.

Haag agradeceu o apoio que tem recebido do parlamentar, no tocante aos pleitos de Venâncio Aires junto ao Governo do Estado, tais como obras escolares, atendidas quando Coffy ainda era Secretário Estadual das Obras Públicas, a liberação da verba para a UTI do hospital, e mais recentemente na questão da segurança pública.

A permanência de Coffy no parlamento gaúcho é muito positiva para Venâncio, porque tenho certeza que ele continuará viabilizando com mais força, o atendimento de outras importantes demandas”, apontou Haag.

:: Vereadores do PSDB organizados ::

Já são oito os estados que têm um secretariado de vereadores do PSDB organizado. Iniciativa pioneira na América Latina, o Secretariado Nacional de Vereadores foi implantado nos estados do Piauí, Rio Grande do Sul, Acre, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Maranhão. O coordenador do Secretariado, Rogélio Barchetti, comemora a agilidade com que a instituição tucana se organiza em todo o Brasil. "Estamos mostrando com se faz democracia", diz.

Até o final de junho, o Secretariado de Vereadores também estará instalado no Pará e em Rondônia e, até o final do ano, nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Goiás, totalizando 14 Unidades da Federação. Nas eleições municipais do ano passado, o PSDB elegeu 5.913 vereadores em todo o País.

O colegiado- eleito durante encontro realizado em Brasília em maio de 2008, tem a missão de orientar os vereadores e os postulantes ao mandato sobre o modo tucano de governar. "A Executiva do PSDB, ao tomar a iniciativa de fundar o Secretariado, tem por objetivo valorizar os vereadores e estabelecer um canal de diálogo mais amplo com a sociedade", explica Barchetti.

Estratégia

O coordenador do Secretariado Nacional de Vereadores diz que o colegiado tem uma função extremamente estratégica dentro da estrutura do PSDB por sua capacidade de realizar ações em sincronia com os tucanos de várias Câmaras Municipais. "Com esta capilaridade, podemos levar o discurso e as ações do PSDB ao mesmo tempo para várias cidades. Isto significa uma ampla capacidade de mobilização nacional, fundamental nas eleições de 2010", comemora Barchetti.

Além da implantação e fortalecimento do Secretariado, o PSDB também vai organizar núcleos temáticos nos municípios. No último dia 26, em Campinas, São Paulo, a Secretaria Nacional de Vereadores realizou um amplo debate com cerca de 150 lideranças locais e com a presença do deputado Carlos Sampaio (SP) para discutir a formação de núcleos de discussão nas áreas de meio ambiente, urbanismo, sindical, informática, estudantil e habitação.

Para o final de 2009, Barchetti está organizando o encontro nacional de vereadores do PSDB, com a colaboração do Instituto Teotônio Vilela (ITV)- órgão de formação política da legenda. Durante o encontro, será lançada a Cartilha do Vereador. De acordo com Barchetti, "os avanços obtidos até agora mostram a determinação e a vontade do presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), e do secretário-geral da legenda, deputado Rodrigo de Castro (MG), idealizadores do projeto".

O comitê executivo do Secretariado Nacional é composto por 26 vereadores. O vice-presidente é Isnar Panigas, de Cruz Alta (RS), e a secretária-geral é Eliana Piola, ex-vereadora de Divinópolis (MG).

:: Vacinação contra a febre amarela ::

A partir de segunda-feira, Porto Alegre deverá disponibilizar a vacina contra a febre amarela em todas as Unidades de Saúde, chegando a 290 municípios. Neste ano, o Estado já imunizou mais de 1,1 milhão pessoas. Além disso, agentes comunitários e do Programa Saúde da Família iniciaram a busca de pessoas que vivem na área rural ou de mata para se imunizarem. De acordo com o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, a inclusão da Capital e de mais 17 municípios onde não existe a circulação do vírus, esta semana, é uma medida extrema de precaução. A imunização é considerada prioritária para quem entra na mata sem estar vacinado.

Os outros municípios que foram incluídos na área de risco são: Alvorada, Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Cachoeirinha, Canoas, Charqueadas, Eldorado do Sul, Gravataí, Guaíba, Mariana Pimentel, Porto Alegre, São Jerônimo, Sertão Santana, Viamão, Rosário, Dom Pedrito e Piratini. Agora são cerca de 5 milhões de pessoas nas áreas de risco. Grande parte da Região Metropolitana, o Norte do RS e parte da Metade Sul estão fora da zona de risco.

Desde outubro de 2008, foram registrados 18 casos da doença no Rio Grande do Sul, com sete óbitos. Onze casos evoluiriam para a cura. Segundo Osmar Terra, a vacina comprovadamente está protegendo a população, já que o último paciente confirmado da doença teve sintomas no final de março.

:: Debatendo o salário mínimo regional ::

Governo do Estado e lideranças sindicais de trabalhadores reuniram-se nesta quarta-feira, na Casa Civil, para discussão sobre o índice de variação para o salário mínimo regional.

À tarde, o chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, e os secretários Ricardo Englert, da Fazenda, e Mateus Bandeira, do Planejamento e Gestão, recebem representantes da Fiergs, Federasul, Fecomércio, Farsul e Sindpoa para tratar do assunto.

A proposta do novo valor será enviada pelo Executivo à Assembleia Legislativa nesta quinta-feira. "É uma obrigação do governo do Estado apresentar a proposta, mas ela deve ser pactuada", afirma a governadora Yeda Crusius, que determinou, na última segunda-feira, que as entidades representativas dos trabalhadores e dos empresários fossem convidadas a debater a questão com o governo.

:: 1º Congresso da JPSDB - POA ::

1º Congresso da Juventude acontece domingo.

Juventude do PSDB realizará neste domingo o 1º Congresso da JPSDB/POA. O evento acontecerá no Plenarinho da Assembléia Legislativa.

Na pauta principal, a formulação do Estatuto da Juventude e a criação das Juventudes das zonais do partido. O encontro está marcado para começar às 13 horas.

:: Deputado e os números da Rua da Cidadania ::

Realizado no último sábado. no município de Canguçu, o projeto Rua da Cidadania atingiu os objetivos propostos, segundo destacou o deputado estadual Pedro Pereira (PSDB), autor do pedido que levou o evento à cidade. A presidente do Comitê de Ação Solidária do Palácio Piratini, Tarsila Crusius, esteve presente ao local, junto com o deputado tucano e lideranças da cidade.

Durante o período de realização do programa, mais de 10 mil pessoas passaram pela praça Dr. Francisco dos Santos. Cidadãos da própria cidade, inclusive da zona rural, além de muitos vindos das cidades próximas, que buscavam acesso a vários serviços que eram oferecidos gratuitamente, como confecção de documentos, orientação jurídica, exames clínicos e médicos, entre outros. O parlamentar destaca que foram realizados mais de dois mil exames de saúde durante o Rua da Cidadania, inclusive mamografias.

Além disso, foram muito concorridos os espaços destinados à educação infantil para o trânsito, os postos de inclusão digital, as oficinas de cultura e o espaço RS Mulher. Outro stand muito procurado foi o da Defensoria Pública, assim como os postos de atendimento da CORSAN e da CEEE.

Motivado com a grande aceitação do público ao evento, o deputado Pedro Pereira já formalizou o pedido junto ao Comitê para que a Região Sul seja contemplada com o Rua da Cidadania no próximo ano.

"Eu pedi à Tarsila que nossa região seja lembrada, também, em 2010, visto o enorme número de pessoas que procuraram os serviços aqui em Canguçu. Para o ano que vem, é muito provável que o projeto vá para Piratini e Pelotas. É uma forma de valorizar o sul gaúcho como um todo e beneficiar a população das áreas em torno desses municípios", declarou o parlamentar canguçuense.

:: Gobbi quer jovens na política ::

O deputado estadual Jorge Gobbi (PSDB) quer estimular a participação dos jovens na política. No final de semana Gobbi participou do Encontro Regional da Juventude do PSDB da Serra, em Flores da Cunha. Mais de 70 jovens estavam presentes no encontro, que também contou com a participação do deputado federal Ruy Pauletti (PSDB) e do vereador de Caxias do Sul, Daniel Guerra.

Gobbi distribuiu aos jovens um material contendo explicações sobre as propostas e projetos que vem desenvolvendo e defendendo na Assembleia Legislativa. Ele também colocou o gabinete à disposição para o encaminhamento de pleitos e sugestões. “Os jovens estão de parabéns pela iniciativa do encontro. Acho que seria importante que cada vez mais gente participasse destas reuniões para que possam saber melhor sobre o que estamos realizando na Assembleia, bem como discutir os problemas da região e para nos repassar as demandas dos municípios da Serra”, destaca Gobbi.

A intenção do deputado agora é de realizar mais reuniões como o que aconteceu na Serra. “É muito bom ver os jovens interessados em política, trazendo idéias novas”, afirmou Gobbi.

:: Ex-prefeito assume diretoria na CEEE ::

O ex-prefeito de Pedras Altas, por dois mandatos sucessivos, Silvio Marques Dias Neto será empossado nesta quinta-feira como diretor administrativo da CEEE. A cerimônia está marcada para às 14 horas, no auditório da empresa.

Quadro qualificado do PSDB, Dias Neto teve sua administração municipal marcada pela boa gestão, uma característica tucana. Realizou grandes investimentos e entregou a seu sucessor uma prefeitura saneada e com superávit.

:: Preparativos contra a gripe suína ::

Integrantes do Comitê Estadual para Enfrentamento de Pandemia de Influenza do Rio Grande do Sul reuniram-se, nessa segunda-feira (28), no Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), em Porto Alegre, para definir fluxos de atendimento de casos suspeitos, manejo clínico e coleta de amostras da gripe suína.

Uma nova reunião está agendada para esta quinta-feira (30) à tarde, no auditório da Infraero, localizado no Aeroporto Internacional Salgado Filho. Participarão representantes das secretarias estadual e municipal da Saúde de Porto Alegre e da Anvisa, para acertos operacionais. A idéia é monitorar a entrada, no Estado, de viajantes provenientes de áreas afetadas nos últimos dez dias.

Ficou acertado ainda que notas informativas serão publicadas no site da Secretaria da Saúde (www.saude.rs.gov.br), com orientações à população. O Plano Estadual para Enfrentamento da Pandemia de Influnza, que já está na página eletrônica da Secretaria, será adaptado à nova realidade. Haverá reuniões sistemáticas do comitê. Os hospitais de referência já receberam os equipamentos de proteção individual (EPI) do Ministério da Saúde.

:: Estado distribui 1 milhão de cadernos ::

O governo do Estado irá distribuir 1 milhão de cadernos a todos os alunos da rede estadual e o Guia da Nova Ortografia às bibliotecas das escolas gaúchas e à comunidade. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (28), pela governadora Yeda Crusius, no ato que marcou o Dia da Educação. "A conquista do déficit zero possibilita a realização de ações concretas de resgate da cidadania, como o Projeto Caderno para Todos, que beneficia toda a rede estadual de ensino," disse o diretor-presidente da Corag, Luciano Silva, ao fazer a entrega do caderno à governadora.

Realizado na Praça da Matriz, o evento reuniu centenas de crianças e professores de escolas estaduais da Região Metropolitana. "Todo o governo se abre para a maior das alegrias, que é a de receber estas crianças, sabendo que terão caderno, merenda escolar e professores qualificados conquistados pela boa gestão do dinheiro público", disse Yeda Crusius. Os cadernos foram produzidos pela Companhia Riograndense de Artes Gráficas (Corag), que, através de contratos de gestão, obteve R$ 12,3 milhões de lucro líquido em 2008.

A aluna Natália Alvarenga, da Escola Estadual Otávio Rosa, de Novo Hamburgo, leu uma mensagem, ressaltando o valor da educação e dos professores. "Não existe coisa mais importante que educar. Pela educação, todos nos tornamos mais aptos e mais ricos interiormente", disse Natália, acrescentando que essa é a imagem que os estudantes têm da governadora Yeda Crusius, "uma pessoa batalhadora, que sabe lutar por aquilo que deseja".

Acordo Ortográfico

Ao apresentar o Guia de Orientações sobre a Nova Ortografia da Língua Portuguesa do Brasil, elaborado por docentes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), o vice-reitor da Uergs, Eloy Julius Garcia, destacou o valor qualitativo da obra, que vai ajudar a comunidade educacional a assimilar as novas regras ortográficas. "É uma pequena contribuição que a Uergs pode oferecer para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, apoiada pelo governo do Estado", disse.

O livro será distribuído gratuitamente às bibliotecas das escolas gaúchas, aos órgãos da administração estadual e à comunidade em geral. Também está disponível no site da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (www.uergs.edu.br).

:: Yeda entrega 1,7 mil bicicletas ::

Mil e seiscentas bicicletas foram entregues pelo governo do estado do Rio Grande do Sul aos visitadores do programa Primeira Infância Melhor (PIM). Na abertura do 4º Encontro Estadual de Visitadores do PIM, a governadora Yeda Crusius fez a entrega simbólica de uma das bicicletas. O investimento total é de R$ 530 mil, para agilizar o trabalho dos profissionais.

A governadora disse que a bicicleta "é um instrumento de trabalho europeu. Não precisa ligar motor, não precisa abrir porta de garagem e não consome combustível". Yeda também renovou o seu compromisso em "destinar sempre uma parcela daquilo que a gente consegue com o nosso déficit zero. É entregar bicicletas, viaturas, melhorar os hospitais, construindo escolas, dando aumento salarial aos servidores públicos". Ela parabenizou a todos e destacou que "o governo está aqui para isto: para se importar com as pessoas, para servir às pessoas".

O PIM atende 48.425 famílias, beneficiando 72.638 crianças de zero a seis anos em 240 municípios, o PIM tem como meta chegar a 100 mil crianças ao final do próximo ano, informa o secretário da Saúde, Osmar Terra. O programa destina R$ 500,00 por mês a cada visitador, a título de incentivo. Por ano, são R$ 18 milhões. O PIM também é avaliado pela Unesco, e a experiência já resultou no livro Primeira Infância Melhor: Uma Inovação em Política Pública, observou a coordenadora do escritório da Unesco em Porto Alegre, Alessandra Schneider.

:: Zilá pede construção do Colégio Tiradentes ::

O objetivo dos encontros foi a solicitação da implantação do Colégio Tiradentes no município de Ijuí. Na BM, a comitiva foi recepcionada pelo comandante-geral da Brigada Militar, João Carlos Trindade; na Casa Civil foram recebidos pelo secretário José Alberto Wenzel e na Secretaria Estadual da Educação pela secretária adjunta, Salete Cadore. Todos se comprometeram em interceder junto à governadora Yeda Crusius para a criação do colégio Tiradentes no município.

A tucana e coordenadora de educação de Ijuí, Noemi Huth, representou a comitiva ao entregar nas três audiências um estudo realizado pelo prefeito de Ijuí, Fioravante Batista Ballin, apontando que o Colégio Tiradentes pode ser implantado nas instalações das Escolas Cenecista e Soares de Barros.

Para a deputada Zilá, a instalação do Colégio Tiradentes em Ijuí será de extrema importância para a região porque, além de abrir vagas, vai levar pra lá um novo paradigma na área da educação, visto que esse tipo de escola se caracteriza pela alta exigência curricular para seus alunos, desde o ingresso onde é realizada uma prova seletiva. Atualmente há três unidades da Escola Tiradentes no RS: POA, Passo Fundo e Santa Maria.

Participaram das audiências além da deputada Zilá Breitenbach e de seu assessor Sergio Souza: Prefeito de Ijuí, Fioravante Ballin; vice-presidente ACI, Getúlio Azambuja; coordenadora regional da educação municipal, Noemi Huth; representante da Câmara de Vereadores de Ijuí, Gladimir da Silva; representante da maçonaria, Rui Estralioto; Major Jackson; Cel Veroni Nascimento; Capitão Espanhol e o ex-prefeito de Ijuí, Gerson Ferreira.

Jornalista Camila Ferro

:: CEM doa computadores ao presídio ::

A Coordenadoria Estadual da Mulher (CEM) entregou nesta terça-feira 20 computa-dores e mesas para o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos que funciona nas dependências do presídio feminino Madre Pelletier, em Porto Alegre. Através dessa iniciativa do Governo do Estado, dezenas de internas e funcionários da Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE) poderão receber cursos de informática. A ação foi possibilitada graças à parceria firmada entre a Coordenadoria e a Secretaria Estadual da Fazenda, doadora dos computadores.

A solenidade foi realizada pela coordenadora estadual da Mulher, Maria Helena Gonzalez, a diretora da penitenciária, Mara Borba Minotto, e Ana Maria Silvestrin, diretora do Núcleo Educacional da Madre Pelletier. Acompanharam a Chefe de Divisão de Educação da Susepe, Dione Mello, e o funcionário Manoel Aristimunha.

Existem, além da penitenciária feminina, Núcleos de Educação de Jovens e Adultos nos presídios de Cachoeira do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Passo Fundo, Bagé, Bento Gonçalves, Uruguaiana, São Luiz Gonzaga, Penitenciária Modular de Charqueadas e Presídio Central de Porto Alegre.

:: Precatórios começam a ser pagos ::

A segunda-feira já entrou para a história dos trabalhadores portuários do Rio Grande do Sul. Foi nesta data que o governo do Estado destinou ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) os R$ 15 milhões relativos à primeira parcela de pagamentos de precatórios trabalhistas de 1998 dos portuários de Rio Grande. Conforme o deputado Adilson Troca (PSDB) o fato concretiza a solução de um impasse histórico que prejudicava e causava sofrimento a estas pessoas.

Para Adilson Troca, a vontade política e o diálogo foram fundamentais para a construção do acordo que permitiu o acerto das contas. “A governadora Yeda Crusius e o Sindicato dos Portuários trabalharam juntos em busca do entendimento. É com muita alegria que verificamos que o pagamento dos precatórios já está começando”, afirma o deputado que intermediou as negociações.

As próximas parcelas serão pagas em maio (R$ 8 milhões) e junho (R$ 5,5 milhões). No total, serão destinados R$ 28,5 milhões para quitar esses precatórios, beneficiando 1.063 funcionários do Porto de Rio Grande. De acordo com o presidente do Sindiporg, Rui Mendes, o acordo é resultado de uma negociação da categoria com própria Governadora Yeda Crusius iniciada em 2008 através da mediação de Adilson Troca.

:: Deputado busca auxílio para a Metade Sul ::

O deputado estadual Pedro Pereira (PSDB) esteve reunido com organizadores da Feira do Comércio e Indústria de Canguçu (Fecican) e com diretores da Corsan, nesta terça-feira. O parlamentar acompanhou o presidente da Associação do Comércio e Indústria do município, Alexandre Diello, em audiência com o Presidente da Corsan, Mário Freitas.

Durante o encontro, foi pedido um patrocínio oficial, por parte da entidade, para a realização do evento, que é a maior e mais tradicional feira do gênero da região Sul, movimentando várias cidades e trazendo visitantes e expositores de todo o Brasil. A Fecican ocorre entre os dias 7 e 12 de outubro.

:: Corte dos supersalários é aprovado ::

O deputado estadual Nelson Marchezan Júnior (PSDB) comemorou nesta terça-feira a decisão da mesa diretora da Assembleia Legislativa de cortar os salários acima do teto. A decisão atende pedido da Bancada do PSDB na AL, que protocolou no último dia 17 de abril requerimento pedindo a aplicação imediata do teto salarial. Atualmente, são 41 os servidores na Casa com vencimentos acima do teto de R$ 22.111,25.

Em 2007, Marchezan havia encaminhado requerimento a presidência da AL recomendando a aplicação do teto salarial, o que não ocorreu. Na ocasião, a Casa decidiu adotar o congelamento de salários, a exemplo do que ocorreu em outros poderes, com exceção do Executivo, que optou pelo corte. Em 2009, foram cortados os salários de 151 servidores do Executivo que receberiam acima do teto.

Na próxima quinta-feira, a Comissão de Finanças vota requerimento de Marchezan pedindo a realização de audiência pública, o que deverá ocorrer dentro de algumas semanas, para debater a aplicação do teto remuneratório nos poderes e órgãos autônomos do RS.

“É inacreditável que até hoje a Assembleia Legislativa não aplique a legislação que ela mesma votou no ano passado. Se a economia na AL será de R$ 2 milhões ao ano, imaginem no TCE, onde há mais do que o dobro do número de servidores recebendo acima do teto?”, disse Marchezan.

:: Crescem investimentos do Estado ::

Dos R$ 170 milhões previstos pelo governo do Estado para serem investidos nos três primeiros meses de 2009, já foram aplicados R$ 108 milhões - ante R$ 54 milhões no mesmo período do ano passado, um crescimento de 100%. O aumento acontece no mesmo momento em que as transferências de recursos do governo federal provenientes de impostos e referentes à Lei Kandir para o Estado ficaram 42% abaixo do previsto em março, em relação ao planejamento orçamentário. Com isso, foram ampliadas para R$ 138 milhões as perdas relativas a tributos compartilhados pela União com o Estado (FPE, IPI-Exportação, Cide e Lei Kandir) no primeiro trimestre de 2009 - o equivalente a 25,5%.

Já o ICMS teve redução menor, de 4,5%, ficando R$ 53 milhões abaixo da previsão para março e 2% maior do que no mesmo período do ano passado. Os dados são da Junta de Coordenação Orçamentária e Financeira do Estado (Juncof). A expectativa do governo é de que haja recomposição das transferências nos próximos meses, especialmente em relação à Lei Kandir. Como não houve ingresso da parcela esperada para março, a queda do repasse foi a mais acentuada (78%), mas pode ser transitória com a efetivação dos depósitos aguardados. A queda referente ao IPI-Exportação foi de 45,5% em março.

:: Zilá participa da 14ª Fenamilho ::

A deputada Zilá Breitenbach (PSDB) esteve presente neste sábado na abertura da 14ª Fenamilho, em Santo Ângelo, onde a governadora Yeda Crusius autorizou o início da pavimentação do trecho de acesso do aeroporto do município a Catuípe, na RS-218. Iniciado em setembro de 1990 e paralisada desde 1998, o acesso terá asfaltados 27 quilômetros, com investimento previsto de mais de R$ 23 milhões. A retomada da pavimentação está sendo feita com recursos previstos no Orçamento 2009 do governo do Estado.

"Se possível, na próxima edição da Fenamilho, quero vir entregar esta estrada, que será o modelo que queremos implantar em todo o Rio Grande do Sul", disse Yeda ao destacar o programa Estado na Estrada, que está recuperando mais de 100 trechos de rodovias.

Conforme Zilá, “a obra é muito importante para a região porque vai favorecer o escoamento da produção rural e o desenvolvimento da agricultura, principal atividade econômica da região. Além disso, a rodovia serve também como rota alternativa de ligação entre Santo Ângelo e Ijuí.”
Os serviços ficam a cargo da Secretaria de Infraestrutura e Logística, através do Daer.

:: Mais recursos para atendimento à mulher ::

A governadora Yeda Crusius e o chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, assinaram convênio com o Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública, que prevê o repasse de R$ 338,5 mil para aquisição de equipamentos para delegacias especializadas no atendimento à mulher.

O chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, afirmou que a orientação da governadora é no sentido de que a Segurança Pública seja priorizada determinando o resgate de compromissos importantes do Estado com seus cidadãos em diversas áreas, restabelecendo uma relação de credibilidade com as prefeituras e suas comunidades.

:: Governadora anuncia ajuda a produtores ::

Os pequenos produtores de milho dos municípios que estão em situação de emergência por causa da estiagem terão subsídio maior do governo do Estado no pagamento da compra de sementes pelo programa Troca-Troca. Para esses agri-cultores, além dos 27% que o Estado já subsidiava na aquisição de até 40 quilos de sementes, o governo vai custear 40% do que deveria ser pago por eles até o dia 30 de abril. Além disso, ampliou o prazo de pagamento para 30 de maio.

As medidas foram anunciadas pela governadora Yeda Crusius, neste sábado (25), na abertura da 14ª Fenamilho, em Santo Ângelo, onde esteve também o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, João Carlos Machado. Yeda foi fortemente aplaudida ao fazer o anúncio. Na primeira quinzena de abril, o governo estadual havia divulgado que os produtores contariam com um rebate de 30% do Estado - agora ampliado para os 40%.

No mercado, a saca de sementes custa em torno de R$ 100,00. Como a Secretaria da Agricultura compra uma quantidade grande, o valor cai para R$ 77,00 - dos quais os pequenos produtores pagam uma parte e o Estado subsidia o restante. Em 2008, foram investidos pelo governo estadual R$ 8,4 milhões no programa Troca-Troca de Sementes de Milho.

Os agricultores solicitam as sementes nos seus municípios, por meio de questionário entregue em aproximadamente 450 entidades habilitadas ao programa. Para ter direito ao subsídio, o produtor deve residir em pequena propriedade e ter, no mínimo, 70% da renda familiar baseada na exploração agropecuária. A renda bruta anual não pode ultrapassar R$ 40 mil.

:: Positiva a influência do Governo na economia ::

Pesquisa "A voz do empresário gaúcho" revela aumento de 17,6 pontos percentuais entre os gestores que consideram positiva a influência do Governo Estadual na economia do estado
Um dos resultados apontados pelo projeto A Voz do Empresário Gaúcho, realizado pela QualiData Pesquisas e Conhecimento Estratégico, divulgado nesta manhã, 23/04, em Porto Alegre, revela que 59,6% dos empresários gaúchos consideram que o governo de Yeda Crusius teve influência POSITIVA para a economia gaúcha em 2008. 28,8% consideram que não houve influência e apenas 14% acham que a influência foi negativa.
No ano levantamento anterior, o total dos que consideravam a influência POSITIVA em 2007 era de 32%, enquanto os que avaliavam não ter existido influência somavam 29,9%. Os que consideravam ter havido influência negativa representavam 36,5 % dos entrevistados no ano passado. Houve um crescimento de 28 pontos percentuais entre os empresários que apontaram como positiva a influência do governo estadual na economia gaúcha, e a diminuição em 22,5 pontos percentuais entre os que acham que o governo tenha influenciado negativamente.

Quando essa avaliação recai sobre o governo federal, 56,5% afirmam que ela foi positiva para a economia gaúcha, contra 29,2% que consideram não ter havido nenhuma influência e 13,5% que julgam ter sido negativa a influência do presidente Lula sobre os resultados econômicos do Estado. A influência positiva do governo federal, apesar de ter crescido 23 pontos percentuais em relação ao ano anterior, ainda está 3,1 pontos percentuais atrás do mesmo conceito obtido pelo governo estadual.

O diretor da QualiData e coordenador do projeto, Paulo Rogério Di Vicenzi Rodrigues, esses resultados sugerem que as decisões e ações do governo de Yeda Crusius estão sendo percebidos como favoráveis ao Estado pelos dirigentes empresariais. "Os empresários costumam valorizar mais os efeitos práticos do que as posições retóricas, e isso eles conseguem medir de forma muito objetiva a influência do governo no balanço de seus negócios", analisa Paulo Rogério.
Jornalista - Daniele Lentz

:: Estado doa ônibus para transporte ::

O governo do Estado entregou nesta sexta-feira um ônibus para a Prefeitura Municipal de Aceguá. O veículo atenderá ao transporte de estudantes do Ensino Médio. A doação foi intermediada pelo deputado estadual Coffy Rodrigues (PSDB), em atendimento a pedido do prefeito Gerhard Martens e da bancada do partido na Câmara de Vereadores.

Também foram doados cerca de 300 quilos de alimentos e roupas para a Secretaria de Assistência Social, através do Comitê de Ação Solidária do Gabinete da governadora.

:: Zilá apresenta ações do Estado ::

A presidente estadual do PSDB, Zilá Breitenbach, participou nesta quinta-feira da assembléia geral realizada na Câmara do Comércio Indústria e de Serviços de Três Passos.
A deputada apresentou as perspectivas e ações que o Governo Estadual está desenvolvendo, investimentos já feitos e outros que serão feitos, a exemplo da entrega de mais de 1,1 mil veículos, máquinas para perfuração de poços artesianos, uma delas, inclusive, em atividade no interior de Três Passos. A pavimentação de rodovias terá como prioridade a rodovia que liga Padre Gonzales a Crissiumal e Tenente Portela a Barra do Guarita.

O assunto polêmico do evento foi sobre o fechamento da Vara do Trabalho local e a sua transformação em posto avançado. Atualmente, o local jurisdiciona 23 municípios. A deputada designou o chefe de Gabinete Giovani Luzzatto para, nesta sexta-feira, representá-la na reunião com prefeitos da região Celeiro e o presidente do Tribunal do Trabalho da 4ª Região, na tentativa de evitar o fechamento da Vara.

:: Política do vinho com o Governo ::

O Deputado Federal Ruy Pauletti (PSDB/RS) esteve em audiência nesta quinta-feira (23) com o chefe da Casa civil do Governo paulista, Aloysio Nunes Ferreira debatendo a política de comercialização do valor agregado na comercialização do vinho nacional em relação ao vinho importado.

No encontro, o parlamentar gaúcho tratou do protocolo que será assinado entre os governos gaúcho e paulista para reduzir a taxação do valor agregado hoje em São Paulo. Atualmente no estado paulista é cobrado o percentual de 44% sobre o vinho importado e 72% ao produto nacional.

Segundo o deputado Pauletti há predisposição dos governadores Yeda Crusius e José Serra para assinar este acordo que irá preservar o vinho nacional e unificar a margem de distorção tendo em vista que afeta o consumo e aumenta o volume dos importados.

A proposta foi encaminhada ao Secretário da Fazenda de São Paulo, Mauro Costa. Neste encontro o deputado tucano este acompanhado pelo presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvubra), Danilo Cavani, e o vice-presidente, Deunir Argenta.

:: Yeda: reconhecimento dos governadores ::

Os governadores André Puccinelli, do Mato Grosso do Sul, Roberto Requião, do Paraná, e Luis Henrique da Silveira, de Santa Catarina, integrantes do Codesul, reiteraram, durante a última reunião do Conselho, no dia 25 de março, admiração à governadora Yeda Crusius.
Os governantes confirmaram que repudiam os violentos ataques pessoais que a governadora vem sofrendo, e que não correspondem ao sucesso dos resultados de sua gestão à frente do Poder Executivo do Rio Grande do Sul.

Jornalista: Daniele Alves