:: Vereadores do PSDB organizados ::

quinta-feira, abril 30, 2009 escrito por: PSDB RS

Já são oito os estados que têm um secretariado de vereadores do PSDB organizado. Iniciativa pioneira na América Latina, o Secretariado Nacional de Vereadores foi implantado nos estados do Piauí, Rio Grande do Sul, Acre, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Maranhão. O coordenador do Secretariado, Rogélio Barchetti, comemora a agilidade com que a instituição tucana se organiza em todo o Brasil. "Estamos mostrando com se faz democracia", diz.

Até o final de junho, o Secretariado de Vereadores também estará instalado no Pará e em Rondônia e, até o final do ano, nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Goiás, totalizando 14 Unidades da Federação. Nas eleições municipais do ano passado, o PSDB elegeu 5.913 vereadores em todo o País.

O colegiado- eleito durante encontro realizado em Brasília em maio de 2008, tem a missão de orientar os vereadores e os postulantes ao mandato sobre o modo tucano de governar. "A Executiva do PSDB, ao tomar a iniciativa de fundar o Secretariado, tem por objetivo valorizar os vereadores e estabelecer um canal de diálogo mais amplo com a sociedade", explica Barchetti.

Estratégia

O coordenador do Secretariado Nacional de Vereadores diz que o colegiado tem uma função extremamente estratégica dentro da estrutura do PSDB por sua capacidade de realizar ações em sincronia com os tucanos de várias Câmaras Municipais. "Com esta capilaridade, podemos levar o discurso e as ações do PSDB ao mesmo tempo para várias cidades. Isto significa uma ampla capacidade de mobilização nacional, fundamental nas eleições de 2010", comemora Barchetti.

Além da implantação e fortalecimento do Secretariado, o PSDB também vai organizar núcleos temáticos nos municípios. No último dia 26, em Campinas, São Paulo, a Secretaria Nacional de Vereadores realizou um amplo debate com cerca de 150 lideranças locais e com a presença do deputado Carlos Sampaio (SP) para discutir a formação de núcleos de discussão nas áreas de meio ambiente, urbanismo, sindical, informática, estudantil e habitação.

Para o final de 2009, Barchetti está organizando o encontro nacional de vereadores do PSDB, com a colaboração do Instituto Teotônio Vilela (ITV)- órgão de formação política da legenda. Durante o encontro, será lançada a Cartilha do Vereador. De acordo com Barchetti, "os avanços obtidos até agora mostram a determinação e a vontade do presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), e do secretário-geral da legenda, deputado Rodrigo de Castro (MG), idealizadores do projeto".

O comitê executivo do Secretariado Nacional é composto por 26 vereadores. O vice-presidente é Isnar Panigas, de Cruz Alta (RS), e a secretária-geral é Eliana Piola, ex-vereadora de Divinópolis (MG).

0 Comentários:

Postar um comentário