:: Estado distribui 1 milhão de cadernos ::

quarta-feira, abril 29, 2009 escrito por: PSDB RS

O governo do Estado irá distribuir 1 milhão de cadernos a todos os alunos da rede estadual e o Guia da Nova Ortografia às bibliotecas das escolas gaúchas e à comunidade. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (28), pela governadora Yeda Crusius, no ato que marcou o Dia da Educação. "A conquista do déficit zero possibilita a realização de ações concretas de resgate da cidadania, como o Projeto Caderno para Todos, que beneficia toda a rede estadual de ensino," disse o diretor-presidente da Corag, Luciano Silva, ao fazer a entrega do caderno à governadora.

Realizado na Praça da Matriz, o evento reuniu centenas de crianças e professores de escolas estaduais da Região Metropolitana. "Todo o governo se abre para a maior das alegrias, que é a de receber estas crianças, sabendo que terão caderno, merenda escolar e professores qualificados conquistados pela boa gestão do dinheiro público", disse Yeda Crusius. Os cadernos foram produzidos pela Companhia Riograndense de Artes Gráficas (Corag), que, através de contratos de gestão, obteve R$ 12,3 milhões de lucro líquido em 2008.

A aluna Natália Alvarenga, da Escola Estadual Otávio Rosa, de Novo Hamburgo, leu uma mensagem, ressaltando o valor da educação e dos professores. "Não existe coisa mais importante que educar. Pela educação, todos nos tornamos mais aptos e mais ricos interiormente", disse Natália, acrescentando que essa é a imagem que os estudantes têm da governadora Yeda Crusius, "uma pessoa batalhadora, que sabe lutar por aquilo que deseja".

Acordo Ortográfico

Ao apresentar o Guia de Orientações sobre a Nova Ortografia da Língua Portuguesa do Brasil, elaborado por docentes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), o vice-reitor da Uergs, Eloy Julius Garcia, destacou o valor qualitativo da obra, que vai ajudar a comunidade educacional a assimilar as novas regras ortográficas. "É uma pequena contribuição que a Uergs pode oferecer para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, apoiada pelo governo do Estado", disse.

O livro será distribuído gratuitamente às bibliotecas das escolas gaúchas, aos órgãos da administração estadual e à comunidade em geral. Também está disponível no site da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (www.uergs.edu.br).

0 Comentários:

Postar um comentário