:: Vacinação contra a febre amarela ::

quinta-feira, abril 30, 2009 escrito por: PSDB RS

A partir de segunda-feira, Porto Alegre deverá disponibilizar a vacina contra a febre amarela em todas as Unidades de Saúde, chegando a 290 municípios. Neste ano, o Estado já imunizou mais de 1,1 milhão pessoas. Além disso, agentes comunitários e do Programa Saúde da Família iniciaram a busca de pessoas que vivem na área rural ou de mata para se imunizarem. De acordo com o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, a inclusão da Capital e de mais 17 municípios onde não existe a circulação do vírus, esta semana, é uma medida extrema de precaução. A imunização é considerada prioritária para quem entra na mata sem estar vacinado.

Os outros municípios que foram incluídos na área de risco são: Alvorada, Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Cachoeirinha, Canoas, Charqueadas, Eldorado do Sul, Gravataí, Guaíba, Mariana Pimentel, Porto Alegre, São Jerônimo, Sertão Santana, Viamão, Rosário, Dom Pedrito e Piratini. Agora são cerca de 5 milhões de pessoas nas áreas de risco. Grande parte da Região Metropolitana, o Norte do RS e parte da Metade Sul estão fora da zona de risco.

Desde outubro de 2008, foram registrados 18 casos da doença no Rio Grande do Sul, com sete óbitos. Onze casos evoluiriam para a cura. Segundo Osmar Terra, a vacina comprovadamente está protegendo a população, já que o último paciente confirmado da doença teve sintomas no final de março.

1 Comentários:

  1. Eduardo Pyro disse...

    Pô!! Tri importante este negócio de vacinação, tá todo mundo louco e a TV não para de mostrar que a gripo suína tá chegando pertinho da gente, o negócio é se vacinar e prevenir, quero ver quando é que vão começar a divulgar a vacinação contra a gripe suína, porque está é perigosa mata mesmo.

    Vamos divulgar estas notícias de saúde só assim podemos diminuir as chances destas pandemias chegarem por aqui, valeu pessoal pela informação, mas aqui em Sampa tá rolando outras idéias e não é a febre amarela.

Postar um comentário