Um jeito particular de ver a situação

segunda-feira, agosto 10, 2009 escrito por: PSDB RS

Quem tem acompanhado o noticiário político gaúcho pelos jornais, nos últimos tempos, seguramente percebe, na imagem que uma parte da mídia costuma apresentar da governadora Yeda Crusius, uma aparência carrancuda ou em ângulos que pouco favorecem sua fotogenia. Essa não é a Yeda que conhecemos em sua extensa vida pública.

Ela é uma mulher forte, de posições firmes, decidida e séria, mas quem convive proximamente a ela sabe que sua fisionomia, na maior parte do tempo, é serena. Yeda é ponderada, tem grande expressividade facial e sabe utilizar dessa característica sempre que necessário. Entretanto, pelos registros fotográficos, a governadora parece acabada, pronta para entregar os pontos, ou com expressão carrancuda, sugerindo autoritarismo. Por que?

Quem lembra o tratamento dado pelo jornal Correio do Povo ao então governador Antônio Britto, no final dos anos 90, sabe responder a essa pergunta. A direção do CP decidiu que o governador deveria ser tratado como despeito, por conflito de interesses. Foto de Britto no Correio, apenas quando extremamente necessário e sempre de costas ou em situações impróprias, como coçando o nariz ou agachado, para denegrir sua imagem.

Esse determinado jornal de agora não quer ser tão explícito, para não ceder provas de que, efetivamente, está fazendo campanha contra a governadora, mas dentre dezenas de todos sacadas a cada ocasião, escolhem sempre a pior. Usar de recursos mostrem uma aparência negativa induz o leitor a formar uma imagem errônea de Yeda e, por extensão, de seu governo. E, com manchetes invariavelmente pessimistas, forma-se um quadro dramático e um apelo inconsciente de que o cenário é muito ruim e como está, não pode ficar.


Este tema foi sugerido pelo leitor Sérgio. Você também pode participar do blog com sugestões, críticas, comentários, idéias, através do e-mail imprensa@psdbrs.com.br.

1 Comentários:

  1. Anônimo disse...

    O pt e seus aliados da mídia seguem um padrão Nazista de difamação dos adversários.

Postar um comentário