A coisa não é tão feia quanto parece

quarta-feira, outubro 07, 2009 escrito por: PSDB RS

Em tempos de pesquisas pré-eleitorais com resultados negativos, duas enquetes realizadas esta semana, relacionadas à governadora Yeda Crusius, representam um alento e dão margem à interpretação de que, dependendo como tais pesquisas foram feitas, pode imaginar que tenham sido conduzidas de modo a apresentar os exatos resultados que apresentaram.

Na segunda-feira, o programa Roda Viva, da TV Cultura, de São Paulo, perguntou a telespectadores de todo o país: o pedido de impeachment da governadora é perseguição ou justiça? A esmagadora maioria, 67%, acredita que Yeda está sendo vítima de um processo de radicalização política.

Para respostas espontâneas como essa, a pergunta do programa Polêmica, da rádio Gaúcha, desta terça-feira, questionou: mal na pesquisa, Yeda deve concorrer à reeleição? De novo, a população devolveu, com otimismo: 71% responderam que sim.

O que se depreende desses dois resultados é que para uma parcela significativa do povo gaúcho e brasileiro, a situação da governadora e do seu governo não é o que a oposição tenta pintar. Isso serve como combustível não apenas para que Yeda continue trabalhando como vem fazendo desde sempre, como alimente firmemente os planos de uma possível reeleição.

Quanto às pesquisas divulgadas na última semana, ambas têm cheiro de que a maior parte dos municípios pesquisados pertence à região metropolitana, onde a oposição – o PT, particularmente – tem forte influência, mas no interior do Estado não apita muita coisa. Infelizmente, os institutos não revelam (como chegamos a pedir, sem sucesso) quais os municípios em que foram realizadas, o que permite supor que o cenário não é tão negro quanto tentam convencer a população.

0 Comentários:

Postar um comentário