Um caminho para derrubar Stela

quarta-feira, setembro 23, 2009 escrito por: PSDB RS

Jornalistas independentes, como Políbio Braga, Diego Casagrande e algumas dezenas de blogueiros, vêm denunciando sistematicamente há semanas que a deputada Stela Farias não tem moral para presidir a CPI que apura supostas ações de improbidade administrativa porque ela própria está sendo processada pelo mesmo crime, estando, inclusive, com os bens bloqueados pela Justiça. O assunto é fato consumado: o processo está ativo e tem, já, mais de 1.800 páginas.

Entretanto, há alguns formadores de opinião e veículos, como Lasier Martins e a RBS, que insistem em ignorar que isto exista. Nesta segunda-feira, o deputado tucano Coffy Rodrigues estava sendo entrevistado por Lasier e se referiu ao fato. O apresentador, como se pego de surpresa, questionou-o a respeito, chegando, inclusive, a cogitar algo como “mas o processo não foi arquivado?”. Coffy foi além, ressaltando que, inclusive, o processo pode ser consultado no site do Tribunal de Justiça. E está, sim, ativo e correndo no Fórum de Alvorada.

Não é possível crer que Lasier seja assim tão mal informado. No mínimo, há uma orientação da “casa” para que temas como esse sejam desprezados. Talvez, para não desacreditar a deputada Stela e a oposição, como se houvesse interesse deliberado, por parte da RBS, em prejudicar a governadora Yeda Crusius. E, como existe aquela máxima, nas faculdades de jornalismo, de que “se a RBS não deu, não aconteceu”, se a emissora não tocar no assunto, o grande público não tomará conhecimento.

Patético.

A situação ocorrida com Coffy mostra que é possível burlar esse suposto muro de contenção de críticas à deputada Stela. Basta que, nas próximas entrevistas, os interlocutores da base aliada dêem um jeito de tocar no assunto, seja em programas de rádio, seja em TV, como no programa Conversas Cruzadas. Nenhum jornalista vai querer passar recibo de desinformado, como Lasier o fez, nesta segunda, e será obrigado a dar espaço à denúncia, sob pena de postar-se como autoritário. Basta aproveitar as brechas. Quem sabe se a RBS "der", deputada se entende por impedida e renuncia à presidência da CPI.

0 Comentários:

Postar um comentário