Um aliado de última hora de Yeda

quarta-feira, agosto 19, 2009 escrito por: PSDB RS

Pode ter sido fundamental a manifestação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, sobre a decisão da juíza de Santa Maria, Simone Barbisan Fortes, que na sexta-feira passada se julgou competente para julgar a ação impetrada contra a governadora Yeda Crusius pelo Ministério Público Federal. Mendes lembrou que tema semelhante já foi alvo de discussão no STF – num caso que envolvia o ex-ministro Ronaldo Sardenberg, na gestão de Fernando Henrique Cardoso –, quando se concluiu que ações criminais para quem tem foro privilegiado devem ser julgadas pelo Supremo.

Com isso, ganha respaldo a solicitação feita pelo advogado da governadora, Fábio Medina Osório, que deseja ver a ação retirada do processo que está correndo em Santa Maria e remetida para Brasília. O que se espera com o desforamento é evitar a politização, sobretudo porque foi pedido pelo MPF o afastamento da governadora, numa ação claramente política, como o foi a manifestação dos seis procuradores, há duas semanas.

Sobre isto, aliás, o ministro Gilmar Mendes também comentou. Para ele, os procuradores deveriam fazer uma retratação, perante o país, pelo que considera “excessos e erros”. Disse o magistrado, com todas as letras: “que peçam desculpas, que digam que usaram e até indenizem o Estado por terem usado indevidamente força de trabalho paga pelo poder público, paga pela sociedade, para fins partidários”. A declaração foi forte, à altura da palhaçada encenada pelos procuradores que atacaram Yeda.

0 Comentários:

Postar um comentário