Desculpa para boi dormir

terça-feira, agosto 25, 2009 escrito por: PSDB RS

Dois dos três deputados do PDT que aderiram desde o princípio à ideia de criação de uma CPI para tentar atingir a governadora Yeda Crusius já não querem mais nem ouvir falar da comissão, que dirá tomar parte nos trabalhos. Alegam “motivos particulares” para se livrar do compromisso.

Essa desculpa de “razões pessoais” é conversa para boi dormir. É uma razão pequena, que só contenta os eleitores menos iniciados na política. Na prática, o que os parlamentares não dizem, mas está muito claro, é que já não têm, hoje, tanta convicção de que a governadora tem algum envolvimento, de fato.

Seguem a atitude dos seis procuradores do Ministério Público Federal que protagonizaram aquele teatro patético, no início do mês. Na sexta-feira, os procuradores solicitaram à juíza Simone Barbisan Fortes que suprima os trechos de diálogos degravados e transcritos no processo, referentes a conversas telefônicas que mencionam o nome da governadora.

Se os “homens da lei” ficaram assustados com a má repercussão de suas ações – talvez precipitadas, talvez irresponsáveis, talvez com cunho político-ideológico – e, com receio de eventuais punições ou recriminações, recuaram, o que não se pensar de dois deputados que nunca passaram da condição de coadjuvantes no circo dirigido pelo PT?

Essa condição, aliás, pode ter, também, sua cota de motivação na decisão dos pedetistas. Como na CPI do Detran o partido serviu de escora para os petralhas, agora que se aproxima o período eleitoral, serão, seguramente, ainda mais sustentáculos para a estrela vermelha brilhar. E pelo menos um dos trabalhistas, ao perder uma eleição para prefeito que considerava ganha, em 2008, sabe o desgaste que uma atuação figurativa representa na carreira.

Assim, preocupados apenas com seu próprio umbigo e com vistas à reeleição, os dois deputados estão fincando o pé nos “motivos particulares” para continuarem apenas cumprindo seu mandato, sem correr o risco de se queimarem junto ao eleitorado, que – eles sabem – não os irá perdoar, já que, ao contrário da oposição, sabe que Yeda está sofrendo uma perseguição política. E o povo gaúcho não se deixa vilipendiar.

0 Comentários:

Postar um comentário