Um único defeito imperdoável

quarta-feira, julho 22, 2009 escrito por: PSDB RS

A falta de habilidade política do presidente do Detran, Sérgio Buchmann, um funcionário de carreira da Secretaria da Fazenda, sem vínculo partidário, pode custar caro a ele – perder o cargo à frente da instituição – , mas seguramente custará ainda mais caro para a governadora Yeda Crusius.

Seria uma semana relativamente tranquila, a passada, como uma trégua não combinada entre oposição e governo, mas então integrantes do próprio governo cometem um deslize político de tal ordem que ainda por esta semana e, seguramente, por mais uns cinco dias, ainda será o assunto de ocasião.

Não precisava.

Que o chefe de Gabinete da governadora Yeda Crusius talvez não deveria ter se envolvido em assuntos policiais, ainda que apenas por presteza, para auxiliar no cumprimento do dever, é fato, foi admitido pelo próprio Ricardo Lied e não representaria maiores conseqüências, se tudo tivesse se limitado a esse gesto.

Mas o que fez o presidente Buchmann foi imperdoável. Ele cometeu três erros gravíssimos em sequência. Primeiro, avisou a imprensa de que seu filho estava preso (segundo ele, para evitar um mal maior: o uso político do fato). Ligou justamente para a Zero Hora, que “quase” não gosta de um escândalo, se for contra o governo.

Posteriormente, quando deveria, então, recolher-se por completo e seguir com sua postura discreta, valou novamente com a imprensa, informando que fora avisado previamente da prisão do filho. Fez pior: entregou de bandeja para Zero Hora um prato quente, o nome do chefe de Gabinete.

Por fim, quando efetivamente ele já deveria ter percebido que falara demais, voltou à carga e soltou o verbo contra Lied, fazendo ilações levianas e irresponsáveis. Se ele houvesse se limitado apenas ao primeiro telefonema (a prisão do filho), já seria de bom tamanho. Tudo o que fez depois atingiu em cheio a governadora, pelas tantas relações que se pode deduzir.

Ocupantes de altos cargos em governos e, em particular, neste governo, não precisam ser indefectíveis, mas há um único defeito, que provoca danos irreparáveis quando se dá à mostra, que nenhum deles pode possuir: a ingenuidade.

0 Comentários:

Postar um comentário