:: Yeda entrega plano diretor do Cais Mauá ::

quarta-feira, maio 06, 2009 escrito por: PSDB RS

Um momento histórico para a revitalização do Cais Mauá do Porto de Porto Alegre teve como cenário, nesta quarta-feira, o gabinete da governadora Yeda Crusius, no Palácio Piratini. Yeda entregou ao prefeito José Fogaça o plano diretor para a área de 181 mil metros quadrados e 3,3 quilômetros de extensão, cujas ações integram o Programa Estruturante Mais Trabalho, Mais Futuro. O investimento é orçado em R$ 500 milhões. Depois de o plano tramitar pela Prefeitura e receber subsídios até a votação, pela Câmara Municipal, o governo do Estado fará licitação internacional. "A expectativa da governadora, do prefeito e de toda a sociedade é de ainda neste ano termos toda a análise, as soluções e o início da construção. Creio que em 2010 a primeira parte, já possa estar pronta", afirmou Yeda.

A proposta de uso da área do Cais Mauá é resultado do trabalho da comissão técnica de avaliação, constituída por representantes da Prefeitura e do Estado. Em 27 de julho de 2007, o governo lançou solicitação para manifestação de interesse sobre investimentos no espaço. "O ponto final é a Câmara de Vereadores", disse o coordenador da comissão, Edemar Tutikian. O plano diretor não estabelece sugestão de obras, e sim os índices de construção permitidos para a área. "O que aconteceu aqui foi que os dois governos convergiram, quiseram e, sobretudo, cooperaram. Quando acontece esse milagre da cooperação, as coisas andam tranquilamente", afirmou o prefeito.

Entre as sugestões do plano encaminhadas ao prefeito, as áreas dos Armazéns do Cais serão destinadas, por exemplo, à cultura, ao entretenimento, ao lazer e à gastronomia. As partes laterais, respeitadas as leis que regem essas áreas, tombadas ao patrimônio histórico, poderão ser ocupadas por outros tipos de ações comerciais. "É preciso dar sustentabilidade ao local, uma área pública de exploração pela iniciativa privada. Não queremos aqui o que já aconteceu em outros locais, onde o processo começou e não se sustentou", salientou Tutikian. A comissão visitou Puerto Madero, em Buenos Aires, o Porto de Lisboa (Portugal) e a Estação das Docas, em Belém do Pará.


Copa 2014

Segundo Yeda Crusius, foi muito importante a transparência do trabalho da comissão. "Ainda temos que ver a manifestação de interesse da Fifa por Porto Alegre [como subsede da Copa do Mundo 2014]. Acho que não terá problemas. Mas a revitalização do Cais Mauá passa a ser essencial como forma de mostrar a preparação do Rio Grande do Sul. Que seja um elemento a mais para nos motivar para a Copa 2014 em Porto Alegre", frisou. "Mas a Copa passa, o Cais, não", acrescentou. Os investimentos nas obras do Cais serão realizados 100% pela iniciativa privada. A prefeitura examinará as necessidades do local em infraestrutura pública, como água e sistemas de esgotos. Na avaliação do secretário do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Márcio Biolchi, a proposta respeita a identidade de Porto Alegre, com sustentabilidade.

Ao final do ato, diante de secretários estaduais e do município de Porto Alegre, do presidente da Câmara, Sebastião Mello, de vereadores e técnicos, a governadora elogiou a cooperação, o trabalho da comissão e a coordenação de Edemar Tutikian (também diretor da CaixaRS). "Hoje é uma data, para nós, muito importante. No dia 27 de julho de 2007, neste gabinete, sabíamos que era possível ir construindo um sonho, numa forma de gestão moderna, que fizesse Porto Alegre viver o seu rio na área do Cais Mauá", comemorou.

1 Comentários:

  1. Rafael disse...

    É isto ai Governadora, tem que ajudar estes prefeitinhos senão a coisa não anda, parabéns!!!

Postar um comentário