:: Indiciamento de 8 na CPI dos Grampos ::

segunda-feira, maio 04, 2009 escrito por: PSDB RS

Representantes do PSDB na CPI dos Grampos pediram o indiciamento de oito pessoas durante a apresentação do voto em separado ao relatório final do deputado Nelson Pellegrino (PT-BA). Entre os citados, estão o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Paulo Lacerda e o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Jorge Felix. Os dois são acusados de improbidade administrativa. O documento é assinado pelo deputado Raul Jungman (PPS-PE) e pelos tucanos Gustavo Fruet (PR), João Campos (GO), Paulo Abi- Ackel (MG), Vanderlei Macris (SP) e William Woo (SP).

Em seu relatório, a oposição propõe que os indiciados sejam investigados pelo Ministério Público, Tribunal de Contas da União, polícias Civil ou Federal, além da Comissão Mista de Controle da Atividade de Inteligência do Congresso. A votação está prevista para a próxima terça-feira. "A CPI tem o dever de apontar essas irregularidades. Isso é uma questão de Estado", enfatizou Gustavo Fruet. Para ele, o relatório de Pellegrino peca pela omissão em diversos pontos. "São oito divergências que temos em relação ao relatório final. São omissões que dizem respeito, por exemplo, ao papel da Abin e da PF", apontou.

Além dos já citados, a oposição pediu, no voto em separado, os indiciamentos do ex-diretor-adjunto da Abin José Milton Campana, do ex-diretor do Departamento de Contra-Inteligência Paulo Maurício Fortunato Pinto, do terceiro-sargento da Força Aérea Brasileira Idalberto Martins de Araújo, do delegado da PF Renato da Porciúncula e dos agentes da Abin Nery Kluwe e Márcio Seltz.

O documento também faz menções ao delegado da PF Protógenes Queiroz e ao banqueiro Daniel Dantas. Sobre este último, os tucanos defendem já haver indícios suficientes para a sua responsabilização pela prática clandestina de interceptação telefônica. Em relação a Queiroz, os tucanos avalia.

0 Comentários:

Postar um comentário