:: Estado inicia vacinação contra aftosa ::

segunda-feira, maio 04, 2009 escrito por: PSDB RS

Tem início nesta segunda-feira, 4 de maio, estendendo-se até o final do mês, a vacinação do rebanho gaúcho contra a febre aftosa. As regionais e inspetorias veterinárias da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa) já estão preparadas para receber os produtores, seja para retirar as autorizações para compra do medicamento, seja para buscar as vacinas que serão doadas àqueles inscritos no Pronaf que têm até 50 cabeças de gado.

Extraordinariamente, em 2009 o Rio Grande do Sul terá três etapas da vacinação. Isto para atender antiga reivindicação dos produtores rurais e, consequentemente, alinhar o período da campanha com os demais estados brasileiros que também vacinam seu rebanho. Até então, a vacinação se realizava nos meses de janeiro e junho, épocas consideradas não ideais para o manejo do gado. Janeiro por ser muito quente, perdendo-se muitas horas do dia pelo calor, e junho pelo frio. Além disto, maio já é mês usualmente usado para o manejo.


Para lembrar os pecuaristas desta etapa, o Governo do Estado lança uma campanha publicitária constituída por spots de 30'''' anunciados em mais de 100 emissoras de rádios de 30 municípios do interior do estado, 25 outdoors colocados em rodovias que ligam regiões de maior público, e volantes (mosquitos) distribuídos aos produtores pelas inspetorias.

"Esta etapa da campanha é muito importante para que não se ultrapasse os 12 meses da imunidade oferecida pela vacina e não se coloque em risco a sanidade animal", disse o secretário da Agricultura, João Carlos Machado. As ações praticadas pela Seappa são direcionadas para a cobertura vacinal máxima, de uma população bovídea de 13.872.553.

Somente no município de Uruguaiana a vacinação contra a febre aftosa já começou parcialmente, tendo sido vacinados 1.078 animais da periferia. Esta antecipação foi para atender a 7ª Exposição de Outono que se inicia na segunda-feira, 4, naquela cidade, havendo necessidade de vacinar os animais da periferia - onde está localizado o parque que abriga o evento -, e os que participam da feira.

0 Comentários:

Postar um comentário