Aceita ação de improbidade administrativa do Detran do PT

terça-feira, outubro 20, 2009 escrito por: PSDB RS

Já foi mencionado aqui, em outra ocasião, sobre a máxima que corre pelas salas de aula das faculdades de jornalismo do Rio Grande do Sul: “se não saiu na RBS, é porque não aconteceu”. Isto está longe de ser uma verdade quando se trata do interior do Estado, embora possa até ter algum efeito em Porto Alegre e região metropolitana.

O título-alvo desta postagem, você não lerá em Zero Hora, não ouvirá na rádio Gaúcha, tampouco verá no horário nobre da RBS TV. Talvez a leia no Correio do Povo e no Jornal do Comércio. É possível que o Grupo Sinos também dê alguma repercussão para o assunto.

O grande grupo de comunicação vai ignorar, mas o jornalista Políbio Braga, apoiado por uma dezena de blogs independentes, já está repercutindo a decisão do juiz Fernando Carlos Tomaz Diniz, que na última sexta-feira aceitou denúncia do Ministério Público Estadual contra altos dirigentes do Detran e da área de trânsito na gestão de Olívio Dutra no governo do Estado.

Foram denunciados o ex-presidente do Detran, Mauri Cruz, o ex-secretário dos Transportes, Nazareno Afonso (que trabalhou com Olívio na prefeitura da Capital), além da ONG Rua Viva, a empresa Cidade Viva Ltda. E seis ex-administradores do Detran. Todos tiveram os bens e contas bancárias bloqueados para garantir o ressarcimento de R$ 700 mil ao Detran, caso sejam condenados por improbidade administrativa.

A denúncia, com mais de 1.500 páginas, é contundente e repleta de provas. Segundo o MPE, na época em que o PT comandava o Estado, o Detran assinou convênio sem licitação com a ONG Rua Viva, de Belo Horizonte, que subcontratou uma empresa do próprio presidente da ONG, a Cidade Viva Ltda. Esta, por sua vez, contratou outras dez empresas fantasmas.

O MPE constatou notas frias nas prestações de contas, violação da lei de licitações, prestações de contas forjadas, incluindo a utilização de notas fiscais xerocadas.

Já que há uma CPI em andamento na Assembleia Legislativa, que tem investigado (de novo) a fraude do Detran, cabe muito bem a algum deputado da base aliada que levante o assunto e o coloque na pauta. Quem sabe, inclusive, propondo a convocação de Mauri Cruz e Nazareno Afonso para depor.


Afinal, além de eles já estarem respondendo a processo – com muito menos alarde do que o que corre em Santa Maria –, ao que tudo indica eles foram os mentores da fraude que viria a se desenvolver plenamente no governo seguinte. Porque esse processo, a presidente da CPI não terá o menor interesse em solicitar acesso.

0 Comentários:

Postar um comentário