O truque da propaganda subliminar

terça-feira, julho 28, 2009 escrito por: PSDB RS

Quando um veículo de comunicação se utiliza de propaganda subliminar, em geral o está fazendo com fins escusos. Incutindo discretamente no pensamento das pessoas uma informação tendenciosa, que induz inconscientemente o cérebro a registrar como verdade algo que pode ser completamente absurdo, mas lá no fundo da mente, em algum momento, vai se prestar ao que se propõe.

Nesta terça-feira, o jornal Zero Hora fez uso de propaganda subliminar ao estampar uma manchete de página (a matéria principal) com o subtítulo "Contas no negativo", acima de um texto que falava sobre as tratativas que a governadora Yeda Crusius está fazendo com seu secretariado para redefinir os investimentos para este ano e para 2010. O motivo é a arrecadação de ICMS inferior ao projetado.

A reportagem de ZH fala exatamente isto: que a principal preocupação da governadora, como já foi demonstrado várias vezes, nas últimas semanas, é evitar que o déficit zero seja afetado (ou seja, impedir justamente que as contas voltem ao vermelho). Aposta, para isto, no contingenciamento dos gastos públicos, num primeiro momento, e na redução dos investimentos planejados inicialmente, na ordem de, talvez, 10%.

No entanto, quem passa os olhos sobre os títulos - algo que faz a totalidade dos leitores que não gostam de política (um número substancial) -, a primeira imagem que fica ao olhar rapidamente aquela página é de que as contas do Estado estouraram e o Rio Grande está quebrado, novamente, como estava quando o PSDB assumiu a gestão estadual.

É preciso ficar muito atento a esses pequenos detalhes para não se deixar levar por tais armadilhas.

0 Comentários:

Postar um comentário