O investimento da GM e o que não é Guaíba

quarta-feira, julho 15, 2009 escrito por: PSDB RS

Em abril de 2009, os gaúchos lamentaram os dez anos que a montadora Ford e suas sistemistas desistiram de se instalar no Rio Grande, desprezadas por um governo de valores baseados em conceitos antigos, como era o de Olívio Dutra e do PT.

Em julho de 2009, os gaúchos recebem a notícia de que a unidade da General Motors localizada em Gravataí receberá investimentos da ordem de R$ 2 bilhões, quase o mesmo que todo o orçamento do governo do Estado para este ano.

De um lado, não é possível saber ao certo o que teria representado para o RS a instalação da Ford em Guaíba. Tem-se uma idéia com base no que a montadora está fazendo em Camaçari, na Bahia (foto), onde se fixou. Além de sua fábrica, também implantou um centro de pesquisas e treinamento e, na esteira, outra dezena de sistemistas acompanham o crescimento da região e, por extensão, de todo o Estado.

De outro lado, Gravataí vê a perspectiva de abertura de cinco mil novos postos de trabalho apenas na montadora da GM, mas que deverão aumentar em pelo menos 30% com a necessidade de suas 17 sistemistas também terem de ampliar sua capacidade de produção.

Os reflexos não param: há a possibilidade de uma nova fábrica de pneus e uma de vidros também agregarem-se ao parque industrial da GM. Com isso, fornecedores de matérias-primas que estão fora de Gravataí verão seus pedidos ampliados, e a roda viva só tende a aumentar.

Enquanto se faz um verdadeiro exercício de criatividade para se calcular a extensão dos reflexos do investimento da General Motors anunciado nesta quarta-feira, não é preciso esforço algum para ter-se a certeza do estrago feito a Guaíba pelo PT de Olívio Dutra. É algo que jamais será esquecido e dificilmente remediado.

0 Comentários:

Postar um comentário